Cantinho da Brunella

A grandeza de uma nação e seu progresso moral podem ser julgados pela maneira com que seus animais são tratados. (Mahatma Gandhi)

domingo, 3 de outubro de 2010

Hormônio do estresse bloqueia efeitos da testosterona



Altos níveis de cortisol (hormônio liberado pelo organismo em resposta a situações de ameaça e estresse, como forma de proteção) podem ter um papel decisivo no bloqueio dos principais efeitos da testosterona (hormônio responsável por comportamentos agressivos, de competitividade e dominação), segundo pesquisadores da Universidade de Austin, no Texas (EUA).
O estudo fornece novas evidências de que os eixos hormonais (redes complexas entre hormônios e as áreas cerebrais que regulam os níveis de testosterona e cortisol) trabalhem umas contra as outras para regular comportamentos dominantes e competitivos, segundo o autor do estudo, Robert Josephs, professor da faculdade de psicologia da universidade.

- Pode ser significante o bloqueio dos efeitos da testosterona durante uma situação de emergência, principalmente em uma situação de sobrevivência, que pode ser fatal.

Por outro lado, segundo o autor, a luta ou fuga incentivadas pelo cortisol tornam-se mais prováveis durante uma situação de emergência quando os níveis de cortisol ficam elevados.

- Faz sentido que os eixos hormonais que regulam os níveis de testosterona e cortisol sejam antagônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário