Cantinho da Brunella

A grandeza de uma nação e seu progresso moral podem ser julgados pela maneira com que seus animais são tratados. (Mahatma Gandhi)

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Teste usa urina para detectar doenças do coração

Procedimento detecta proteínas associadas à enfermidade com até 90% de acerto












Cientistas da Universidade de Glasgow, na Escócia, desenvolveram um teste simples para detectar doenças do coração por meio da análise de amostras de urina. O teste procura por vestígios de uma determinada proteína, ou biomarcadores (moléculas que indicam a ocorrência de um determinado processo no organismo), associados com a doença e foi mostrado para que tenha uma taxa de acerto de quase 90%.
O teste não-invasivo de análise de urina chamado proteoma pode não somente auxiliar no diagnóstico de doença arterial coronariana, mas também no acompanhamento de sua evolução e da eficiência do tratamento.
O professor Harald Mischak, do Instituto de Cirurgia Cardiovascular e Ciências Médicas da Universidade de Glasgow, afirma que a pesquisa traz a ciência mais perto da medicina personalizada, na qual a simples análise do proteoma (conjunto de proteínas encontrado em uma célula específica) de um indivíduo pode ajudar a diagnosticar as condições específicas e acompanhar o tratamento.

- O rápido progresso deste método de ensaio é esperado não só para a doença arterial coronariana, mas também para outras doenças crônicas, como diabetes e suas complicações, ou doença renal crônica, nos quais os relatórios semelhantes têm sido publicados recentemente.

A proteômica é um ramo de desenvolvimento da pesquisa médica que estuda as proteínas expressas por genes diferentes no corpo para identificar aqueles que são associados com a doença. Por meio da identificação de biomarcadores de doenças específicas, espera-se que o diagnóstico possa ser feito antes que apareça os sintomas da doença em seus estágios iniciais.

No desenvolvimento do teste, a equipe internacional de pesquisadores analisou 586 amostras de urina de 408 pessoas para identificar um padrão de 238 proteínas que indicavam a doença arterial coronariana.

Foram recrutados 138 indivíduos, 71 com doença arterial coronariana e 67 voluntários saudáveis. Usando o padrão de 238 proteínas, foi possível identificar aqueles com doença arterial coronariana, com quase 90% de exatidão.

Os pesquisadores também usaram o teste para ver como ele poderia ser eficaz no monitoramento do tratamento a curto e longo prazo de pacientes com doença arterial coronariana e diabetes tipo 2 e se o padrão da proteína foi afetada pelos tratamentos com remédios.
Os pacientes receberam uma droga chamada irbesartana, que é um bloqueador dos receptores da angiotensina II, tanto para dez semanas ou dois anos. Os resultados mostraram que apenas o grupo de longo prazo sofreu uma diminuição significativa no padrão de biomarcadores para doenças específicas.

- Este novo método pode ser adequado não apenas para a detecção, mas também para o monitoramento da doença, e avaliar os efeitos da terapia.

Um comentário:

  1. Muito legal seu post! E seu blog também é bem legal e informativo, parabens!

    ResponderExcluir