Cantinho da Brunella

A grandeza de uma nação e seu progresso moral podem ser julgados pela maneira com que seus animais são tratados. (Mahatma Gandhi)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Jogar Tetris faz pessoas esquecerem traumas

Descoberta poderá ajudar no desenvolvimento de vacina contra lembranças doloridas


Uma pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, revelou que o Tetris diminui as lembranças de um trauma. Segundo os pesquisadores, o jogo é mais eficiente do que um quiz.

O estudo mostrou que os jogadores não se esqueceram apenas de lembranças desagradáveis enquanto usavam o game: os blocos em queda também oferecem um efeito benéfico.

Os pesquisadores sugerem que a descoberta poderá ajudar no desenvolvimento de uma vacina contra lembranças traumáticas.

Para os cientistas, esse tipo de game faz bem ao cérebro porque usa um canal do órgão ligado à percepção e não ao contexto.

Como o Tetris exige muita atenção por parte do usuário, ele compete, no cérebro, com memórias de percepções sensoriais vívidas (que criam lembranças), mas não com associações contextuais úteis, que dão significado a uma experiência traumática.

A mente tem dois canais separados de pensamento. Um é sensorial e lida com nossas experiências baseadas em percepções do mundo por meio da visão, da audição, do olfato, do paladar e do tato.

Já o canal conceitual é responsável por juntar todas essas percepções de forma significativa, colocando-as em um contexto. Geralmente, esses dois canais trabalham de forma equilibrada. Por exemplo: usamos um deles para ver e ouvir alguém falar e o outro para entender o que a pessoa está dizendo.

Segundo a chefe da pesquisa, Emily Holmes, do departamento de psiquiatria da universidade, “o jogo continua eficiente quando é jogado até quatro horas depois de um filme estressante, por exemplo”.

- Embora o Tetris consiga diminuir lembranças traumáticas, nem todos os jogos de computador oferecem esse benefício. Alguns deles, inclusive, podem ter um efeito negativo sobre a forma como as pessoas lidam com esse tipo de lembrança.

Um dos jogos mais populares do mundo – até hoje já vendeu mais de 70 milhões de cópias – o Tetris muitas vezes já foi chamado de “estúpido” por ser um ambiente em que não se constrói nada, que não tem uma história, nem personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário