Cantinho da Brunella

A grandeza de uma nação e seu progresso moral podem ser julgados pela maneira com que seus animais são tratados. (Mahatma Gandhi)

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Mortes de baleias jubarte na costa brasileira aumentam 120% neste ano

Número deve aumentar; fenômeno está acontecendo em todo o hemisfério sul


Arestides Baptista/ 25.jan.2010/ Agência A Tarde/AE


De janeiro a 23 de setembro deste ano, foram encontradas 66 baleias jubarte mortas na costa brasileira. O número representa 120% do total registrado em todo o ano de 2009, quando 30 animais da espécie morreram nas águas do país, de acordo com o Centro de Mamíferos Aquáticos do Icmbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Os especialistas, que ainda não sabem determinar as causas do fenômeno, preveem que o número chegue a 90 até o final de 2010.

Além de passar 2009, o registro de mortes de jubartes neste ano é o maior desde 2002, quando o levantamento começou a ser realizado pelo instituto. Para Fábia Luna, chefe do Centro de Mamíferos Aquáticos do Icmbio, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, o problema ocorre somente no Brasil. Outros países do hemisfério sul do planeta estão registrando neste ano aumento no total de mortes deste tipo de baleia.

- Ainda não há dados consolidados, mas já foi observado um número maior [de mortes] na Argentina, Austrália, África do Sul, Nova Zelândia. As populações de jubarte passam seis meses na Antártida se alimentando, acumulam gordura, e no inverno migram para os continentes à procura de águas mais quentes. Suspeitamos que o problema está na Antártida, já que elas não se alimentam aqui.

Após a realização de alguns estudos, a ação do homem como grande responsável pelas mortes foi praticamente descartada. Não houve aumento significante de pesca neste ano em relação a 2009. Também não cresceu o número de casos de morte por ingestão de plásticos ou ferimentos causados por barcos. A hipótese mais provável está na diminuição da oferta de alimentos para as baleias na Antártida.

- Por causa da proibição da pesca da jubarte, a população total vem crescendo. O aquecimento global, o derretimento das geleiras, a poluição, ou até mesmo a mudança no clima da Antártida podem ter causado algum tipo de impacto junto à população de pequenos crustáceos daquele continente [alimento da jubarte]. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário